Translate

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Revolução na Música

Mozart se destacou na Música e compôs momentos antes da eclosão da Revolução Francesa.

     Em meados do século XVIII e início do século XIX a Europa passou por um movimento artístico e cultural conhecido como Neoclassicismo.  O movimento tinha como base ideias Iluministas (razão) e revivia os princípios estéticos da Antiguidade Clássica, sem muitas decorações e enfeites como propunha o Barroco (Movimento anterior). Em 1789, enquanto o movimento se estendia pela Europa, a alta Burguesia Francesa juntava-se com o povo e se organizava para subir ao poder. Estava prestes a ocorrer a renomada Revolução Francesa.
     Nas vésperas da eclosão da Revolução, o compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart compôs uma ópera, composta por dois atos, conhecida como "Don Giovanni". Esta obra retrata perceptivelmente a situação em que a França passava. Mozart, através de notas predominantemente mais graves e com volume mais forte mostra a tensão que havia no país. Há momentos em que a harmonia se torna mais rápida e sem pausas o que nos permite refletir e relacionar ao desejo do compositor de querer representar os momentos de conflitos e a Tomada da Bastilha pela Burguesia. Ao ouvir a Ópera estaremos sujeitos a uma catarse teatral onde é provocado um pavor e medo por conta da tensão que Mozart desenvolveu ao longo da peça. É de se impressionar tal habilidade que mesmo após anos de sua composição podemos perceber o sentimento e o cenário pré Revolução que a França passou, não é mesmo?
      Após analisarmos uma importante música Neoclássica, deixaremos um link de um pequeno trecho da Ópera de Mozart para que você, caro leitor, perceba o que foi falado acima. DIVIRTA-SE e não deixe de compartilhar em suas redes sociais ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário