Translate

sexta-feira, 11 de abril de 2014

O clássico atual

Nossa tão apreciada música Neoclássica, ou chamada apenas de clássica, começa com algumas características próprias, como o fato de ela ser homofônica. Concertos e sinfonias neoclássicas estão presentes hoje em dia, mas não de uma forma tão popular quanto antigamente. Agora a preocupação com tal arte e tal forma de se expressar não é tão comum. Perdeu-se o tão admirável costume de ir a orquestras, sinfonias ou concertos.

A arte desse período deixou grandes influencias para o nosso mundo contemporâneo e logo não podemos deixar de destacar que a musica também acabou por tornar-se base para novos estilos. Esse período acaba por se preocupar muito mais com a parte instrumental do que com uma letra propriamente dita.

A sonata foi criada neste período e a sonata para orquestra, conhecida como sinfonia, também. Ao falarmos de sinfonias não podemos desassociar os dois grandes nomes deste período e os maiores criadores de sinfonias, Haydn e Mozart; O segundo compôs 41 sinfonias ao todo.

Algo curioso deste período é que em seu inicio um instrumento muito utilizado era o cravo, porém com a pequena troca para o neoclassicismo, houve uma troca clara deste instrumento para a utilização do piano. Podem ser muito parecidos, mas se diferem no modo de tocar; No piano as cordas são percutidas com martelos, já no cravo são pinçadas, fazendo assim com que a sonoridade mude de um para o outro. O cravo acabou se despopularizando e o piano além de ter grande influencia naquele período é encontrado em músicas populares até os dias de hoje.


Piano e Cravo: 







Hoje em dia temos uma vertente do heavy metal chamada Metal Clássico, são musicas que obtiveram grande influencia do neoclassicismo, vale reforçar que é um estilo bem atual. Possuem muitos solos e a letra é algo secundário, características adotadas do neoclassicismo. Suas letras, apesar de serem poucas e utilizadas em sua maioria para preeencher espaços entre os solos são carregadas de sentimento e mostram explicitamente seu compositor e também critica sua realidade, característica do heavy metal. Um grupo muito famoso que esteve em turnê mundial em 2011 é o Symphony X. Por valorizarem muito os instrumentos, suas musicas acabam sendo longas e até repetitivas.


Texto editado por Nicolle Barbosa Silva. 























Nenhum comentário:

Postar um comentário